quinta-feira, 5 de julho de 2007

Despesa necessária para a vida

O custo de vida no Japão
O custo de vida no Japão é conhecido como ser muito alto, mas há uma grande diferença entre Tóquio e o interior do país. Nas regiões onde o custo de vida é mais elevado, o salário também é mais alto, sendo assim proporcional. Mesmo assim há muitas dificuldades até estabilizar a vida. Comparando os subúrbios de Tóquio com o interior do país, é mais fácil de se viver no interior mesmo o salário sendo um pouco mais baixo. De qualquer maneira, tendo um emprego estável e trabalhando com honestidade, é possível de se obter um salário de acordo com o custo de vida, sem passar por necessidades. Comparação de preços como referência de alimentos indispensáveis no dia-a-dia, como o pão, ovo e leite.


A descrição acima é o preço de venda no mercado da referência coletado desde 2002 até hoje.O quantidade de indicação do real (moeda corrente do Brasil) foi convertida de acordo com a taxa da cotação do dia 6 de janeiro de 2006.(1dólar =2.28reais)


A média das despesas diárias
Pelas despesas diárias como o aluguel, alimentação, luz/aquecimento, educação e etc serem diferentes dependendo do número de integrantes na família e o estilo de vida que levam, calculamos um exemplo baseado no valor de aluguel. A média de despesa de moradia, ou melhor falando, o aluguel, é de 30 à 40 mil ienes para quartos para apenas uma pessoa ou de aproximadamente 50 à 70 mil para moradias de tamanho 2DK à 3LDK ideais para famílias. A despesa com a alimentação tem uma grande diferença se for feita na casa ou não, sendo em média de 60 mil ienes no caso de uma família de 3 pessoas (pais e uma criança do ensino primário). A despesa total fica aproximadante 130 mil ienes somando também de 10 à 15 mil ienes de luz/aquecimento e 10 mil ienes para a educação (dividindo em 12 vezes as despesas do ensino primário / refeição escolar, material didático, excursão anual e etc). Também são necessárias as despesas com vestimenta e manuntenção do automóvel. As despesas com o aluguel e a educação são praticamente fixas, mas você poderá diminuir as despesas se economizar no alimento e luz/aquecimento. Para entender melhor a real situação, recomendamos que pergunte para pessoas que já vivem por um determinado tempo aqui no Japão.