quinta-feira, 5 de julho de 2007

Despesa necessária para a vida

O custo de vida no Japão
O custo de vida no Japão é conhecido como ser muito alto, mas há uma grande diferença entre Tóquio e o interior do país. Nas regiões onde o custo de vida é mais elevado, o salário também é mais alto, sendo assim proporcional. Mesmo assim há muitas dificuldades até estabilizar a vida. Comparando os subúrbios de Tóquio com o interior do país, é mais fácil de se viver no interior mesmo o salário sendo um pouco mais baixo. De qualquer maneira, tendo um emprego estável e trabalhando com honestidade, é possível de se obter um salário de acordo com o custo de vida, sem passar por necessidades. Comparação de preços como referência de alimentos indispensáveis no dia-a-dia, como o pão, ovo e leite.


A descrição acima é o preço de venda no mercado da referência coletado desde 2002 até hoje.O quantidade de indicação do real (moeda corrente do Brasil) foi convertida de acordo com a taxa da cotação do dia 6 de janeiro de 2006.(1dólar =2.28reais)


A média das despesas diárias
Pelas despesas diárias como o aluguel, alimentação, luz/aquecimento, educação e etc serem diferentes dependendo do número de integrantes na família e o estilo de vida que levam, calculamos um exemplo baseado no valor de aluguel. A média de despesa de moradia, ou melhor falando, o aluguel, é de 30 à 40 mil ienes para quartos para apenas uma pessoa ou de aproximadamente 50 à 70 mil para moradias de tamanho 2DK à 3LDK ideais para famílias. A despesa com a alimentação tem uma grande diferença se for feita na casa ou não, sendo em média de 60 mil ienes no caso de uma família de 3 pessoas (pais e uma criança do ensino primário). A despesa total fica aproximadante 130 mil ienes somando também de 10 à 15 mil ienes de luz/aquecimento e 10 mil ienes para a educação (dividindo em 12 vezes as despesas do ensino primário / refeição escolar, material didático, excursão anual e etc). Também são necessárias as despesas com vestimenta e manuntenção do automóvel. As despesas com o aluguel e a educação são praticamente fixas, mas você poderá diminuir as despesas se economizar no alimento e luz/aquecimento. Para entender melhor a real situação, recomendamos que pergunte para pessoas que já vivem por um determinado tempo aqui no Japão.

4 comentários:

raimundo disse...

ola eu tenho a maior vontade de morar no japao, moro na bahia tenho uma mulher e 2 filhos, nao falo ingles,ganho de renda mensal aqui no brasil,com aluguel de meus imoveis 25,000,00 ,da para morar ai bem, com essa renda mensal,

Rara disse...

Oi Japinha!
Você saberia dizer hoje qual a variação de valores em relação a data que você consultou? Obrigada!

ASAGI disse...

Olá, poxa sou loko pra ir morar aí...sou descendente, e quero ir ano que vem...
Pasta mais coisa assim!!!
Preço tb perto de Tokyo e tb na regiões de Tokyo, mas mais afastadas, quanto é o aluguel pra 1 pessoa, se dá pra trabalhar aí de boa. e tb o preço para se comprar uma casa
aki por exemplo achei isso,mas tá muito barato mesmo pra fora de Tokyo...
;]

Unknown disse...

Qual deve ser o salário no Japão q eqüivaleria a manter o padrão de vida p quem ganha R$ 18.0000,00??